segunda-feira, 10 de maio de 2010

CIABA e CIAGA a todo vapor

           As obras de modernização e ampliação do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém, e do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, estão aceleradas e com o cronograma de execução dentro das expectativas. Os investimentos foram viabilizados através de uma ação articulada do Prominp (projeto TM-11) junto a Petrobras e a ANP, com objetivo de formar 2.000 oficiais da Marinha Mercante.

           REFORMAS CONCLUÍDAS NO CIABA

           No caso do CIABA, os recursos financeiros recebidos estão sendo aplicados em 26 projetos, como a obtenção do simulador de passadiço, as construções da sala de navegação eletrônica, do prédio para os simuladores e do prédio de alojamento para os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), além da modernização de simuladores, do radar ARPA e dos laboratórios, entre outros.

          Em março de 2010, foram concluídas as reformas de salas de aula e a modernização de vários laboratórios, entre eles os de eletrônica, automação, refrigeração, termodinâmica, estabilidade, motores, máquinas e água de lastro. As obras de construção do novo prédio para o alojamento dos alunos da EFOMM estão aceleradas, com término previsto para o final de agosto.

           Até o final de 2011, a capacidade de alojamento do CIABA será aumentada de 250 (em 2008) para 712 alunos da EFOMM, podendo formar 237 alunos por ano.

           CIAGA FORMARÁ ATÉ 240 ALUNOS

           No caso do CIAGA, no Rio de Janeiro, foram aprovados 19 projetos como a modernização dos simuladores de passadiço, de operações comerciais marítimas e dos radares ARPA, as ampliações da cozinha, refeitórios e da Superintendência de Ensino a Distância, e as construções de alojamento e refeitório para os alunos do Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) e do tanque de treinamento para os cursos de socorro e salvatagem, entre outros.

          Foi concluída em março a obra de modernização da sala de primeiros socorros, reinaugurado o Grêmio de Velas e recebido boa parte do novo material destinado aos diversos laboratórios. Falta pouco para a conclusão da modernização do laboratório de química e da ampliação do Centro de Preparação de Alimentos.

          Também prevista para o final de 2011, a capacidade de alojamento do CIAGA será aumentada de 500 (em 2008) para 720 alunos da EFOMM, podendo formar 240 alunos por ano.

          Em resumo, quando todos os projetos dos dois Centros de Instrução estiverem concluídos, ocorrerá um aumento de aproximadamente 90% da capacidade de alojamento de alunos nas EFOMM, em relação a 2008. Dessa forma, a Marinha do Brasil poderá atender à crescente demanda por profissionais especializadas nas novas tecnologias empregadas nos navios.

Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha