segunda-feira, 10 de maio de 2010

Fórum do Prominp no Estado do Rio será lançado em evento do setor naval

           Será realizado nesta segunda-feira (10/5), no auditório da Firjan (Av. Graça Aranha nº 1 – 2º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ), o seminário “Balanço do Setor Naval e Offshore no Estado do Rio de Janeiro”, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. Estarão em pauta investimentos superiores a R$ 3,7 bilhões em três anos na indústria naval offshore fluminense, novas oportunidades de negócios e as ações do Governo do Estado para apoiar esses projetos, garantir a competitividade do setor e atrair novos empreendimentos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 0800 0231231 ou pelo email faleconosco@firjan.org.br.

           Durante o evento, também será lançado o Fórum do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás) no Estado do Rio de Janeiro. Composto pela Petrobras, governo do Estado e entidades como Firjan, Sebrae, Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), o Fórum terá o papel de contribuir para o fortalecimento da indústria fluminense para atender às demandas de bens e serviços da cadeia produtiva de petróleo e gás, principalmente frente às oportunidades que serão geradas pela exploração e produção no pré-sal. O Fórum atuará de forma ampla e integrada com outros já existentes no estado, como os Fóruns da Bacia de Campos, em Macaé; o do Leste Fluminense, que abrange o Complexo Petroquímico (Comperj), em Itaboraí, e o de Duque de Caxias, ligado à Reduc.

           O seminário espera reunir 300 pessoas, entre empresários, executivos e trabalhadores das empresas da cadeia naval e offshore, além de representantes do governo estadual, de prefeituras e entidades do setor. Pela Petrobras, farão palestras o gerente geral de Estratégia e Gestão de Portfólio, Hugo Repsold e o diretor de Transporte Marítimo da Transpetro, Agenor Junqueira, além do coordenador executivo do Prominp, José Renato Ferreira de Almeida.

Programação

          A programação será iniciada às 9h com o painel “Mercado de Oportunidades – Demanda e Política Fiscal”, onde serão apresentados os planos de aquisição da Petrobras, Transpetro, Marinha do Brasil e Log-In Logística Intermodal. O governo estadual mostrará os benefícios tributários previstos para a cadeia naval e offshore.

           Às 14h, o painel “Desafios da indústria naval fluminense” reunirá representantes do Sinaval, da Onip, da Firjan e do Prominp para discutir temas como infraestrutura, capacidade e competitividade; indústria fornecedora e plano de capacitação de mão-de-obra. Na ocasião, será apresentado o Fórum do Prominp no Estado do Rio, que terá o papel de contribuir para o fortalecimento da indústria fluminense para atender às demandas de bens e serviços da cadeia produtiva de petróleo e gás, principalmente frente às oportunidades que serão geradas pela exploração e produção no pré-sal.

          Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o fórum reunirá representantes da Petrobras, Firjan, Sebrae, Onip e IBP, entre outras instituições, e atuará de forma ampla e integrada com os outros já existentes na Bacia de Campos, em Macaé; no Leste Fluminense, que abrange o Complexo Petroquímico (Comperj), e em Duque de Caxias, ligado à Reduc.

          O último painel, que começa às 15h50m, abordará alguns dos principais projetos previstos para o setor no Rio de Janeiro, como o Complexo Industrial Offshore de Itaguaí e os complexos industriais portuários de Barra do Furado e de Jaconé. As apresentações serão realizadas por representantes da Companhia Docas e das prefeituras dos municípios que sediam estes empreendimentos: Itaguaí, Quissamã, Maricá e Niterói, respectivamente.
         
               Fonte: blogspetrobras