terça-feira, 25 de outubro de 2011

Petrobras será 3ª maior produtora mundial de petróleo e gás, diz Costa

Fonte: O Globo Online - Danielle Nogueira. Postado em 25.10.2011, 10:06 am

           O diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou nesta terça-feira que a estatal vai se tornar o terceiro maior produtor mundial de petróleo e gás em 2020, atrás apenas de Rússia e Arabia Saudita. Ele aproveitou ainda para dar um puxão de orelha nos analistas de mercado, que criticam os investimentos da empresa em refino. Segundo Costa, a Petrobras estará produzindo 6,4 milhões de barris de óleo e gás por dia, mais que o dobro da previsão para este ano: uma média de 2,7 milhões de barris por dia.

- Estaremos entre os três maiores do mundo. Os únicos países que hoje produzem acima desse volume são Rússia e Arabia Saudita. Não consigo entender como uma empresa com essa perspectiva ficam com as ações patinando - disse Costa em seminário promovido pela Hart Energy, no Rio. O diretor frisou ainda que a Petrobras está investindo no aumento de capacidade de refino com quatro novas refinarias até 2020. De acordo com ele, o Brasil importou em 2010, 3% do consumo de derivados de petróleo como diesel e gasolina. Em 2020, no ritmo de crescimento da demanda interna e sem investimentos em expansão no refino, o país teria que importar 40% do seu consumo.

- Não vamos ficar numa situação frágil e perigosa. Se eu não refinar aqui, eu to abrindo mercado para os outros. Talvez seja isso que os analistas querem, mas eu não quero, a empresa não quer e o povo brasileiro não quer - afirmou o diretor. Nas projessões de Costa, o Brasil importará uma média de 32 mil barris por dia de gasolina este ano, mais que o triplo do volume importado em 2010, de 9 mil barris diários. Segundo ele, a demanda por gasolina no Brasil tem crescido 10% este ano, acima da previsão de crescimento do PIB para 2011, que é de 3,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.