terça-feira, 25 de outubro de 2011

Petrobras fechará 2011 com capacidade de refino de 1,85 mi bpd

           A Petrobras deve fechar o ano com uma carga média de processamento de petróleo em suas refinarias de 1,85 milhão de barris/dia, mais uma vez inferior à capacidade de produção de petróleo, segundo o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa. "Ainda estamos atrasados nas refinarias; já deveria ter refinaria pronta, para agora. Não para a partir do ano que vem. Estamos fazendo um esforço gigantesco", afirmou Costa a jornalistas após participar de evento no Rio.

           Nesta segunda-feira, a capacidade de processamento das refinarias da empresa atingiu, segundo Costa, 1,98 milhão de barris. A produção média de petróleo da Petrobras este ano é estimada em 2,1 milhões de barris/dia, meta que, no entanto, não tem sido alcançada. "Ontem chegamos a esse volume (de 1,98 milhão de processamento), mas na média do ano achamos que vai dar para fazer 1,85 milhão de barris. Durante o ano você tem várias paradas para manutenção e paralisações", disse Costa.

"Já tivemos picos de mais de 2 milhões, mas isso só acontece quando está tudo azul e dando tudo certo", declarou o diretor da Petrobras, que prevê para 2012, uma redução nas paradas para manutenção nas 10 refinarias da estatal espalhadas pelo país. O executivo lembrou que em relação ao ano passado, a empresa já conseguiu esse ano aumentar a capacidade de refino em 42 mil barris ao dia graças à implantação de novas tecnologias e equipamentos.

           A estimativa da estatal é que em 2020 a capacidade de processamento suba para 3,2 milhões de barris de petróleo ao dia, volume ainda abaixo das projeções de consumo de cerca de 3,3 milhões de barris dia e de produção de petróleo cru no país de 5 milhões. "Vamos atender o mercado com mais 4 refinarias (até 2020), mas vamos ter que exportar óleo cru... é o jogo. Lá na frente quem estiver na diretoria vai ter que pensar em novas unidades", afirmou Costa antes de lembrar que a última refinaria construída no país foi em 1980.

Link da Notícia Original: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,petrobras-fechara-2011-com-capa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.