quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cursos de Especialização em Fluidos de Perfuração e Completação em Poços de Petróleo

Os Cursos de Especialização em Fluidos de Perfuração e Completação em Poços de Petróleo, no nível técnico, na área profissional de química, surgem da necessidade da profissionalização para uma atuação mais segura e consciente no mercado de petróleo. Diante do novo cenário que se apresenta, os avanços científicos e tecnológicos exigem um constante formar, aprimorar e atualizar. Além disso, as mudanças legais e éticas decorrentes das exigências de um novo tempo, onde clientes exigem e entidades governamentais regulamentam, as atividades profissionais tendem a aprimorar a qualidade da prestação de serviço, na busca de novos conhecimentos e de qualificação nas áreas específicas.


Assim, a Petrobrás e outras empresas como o SENAI e Institutos Federais (antigos CEFETS) se unem para oferecer este Curso de Especialização, de nível técnico, na área profissional de química, cujo campo se abre para novas turmas, cujos candidatos terão uma perspectiva ampla de atuação no setor de petróleo, seja na própria Petrobrás, bem como em empresas que estejam atuando na área produção de petróleo na Bacia de Campos e outras.

Para concorrer a uma das vagas ofertadas pelas Instituições Federais e/ou Industriais, os alunos devem passar por seleção e preencher os requisitos básicos exigidos para uma das vagas no curso de Especialização Técnica em Fluidos de Perfuração e Completação em Poços de Petróleo tais como:

a) diploma de curso técnico na área de química ou petróleo e gás com Conselho Regional de Química;

b) diploma de nível superior da área química ou petróleo com registro no Conselho Regional de Química;

Empresas estão oferecendo este curso e exigindo somente o ensino médio, contrariando as exigências do mercado e de empresas do seguimento petrolífero.

Caso algum aluno deseje se especializar no aludido curso, devem verificar se as empresas possuem:

1- Parceria com empresas de fluidos como a PETROBRAS, Baker Hughes do Brasil e Newpark Drilling Fluids;

2 - Se possui laboratórios com equipamentos capazes de efetuar: Preparação dos Fluidos Hidroargilosos, Aditivação, Estudo Reológico e Determinação da espessura do reboco.

O PETROLEOSERGIPE, preocupado com a crescente exploração de algumas empresas de ensino no Estado de Sergipe, perante alunos sem a devida orientação somada com o sonho de entrar no mercado de trabalho, informa que antes de efetuar alguma matricula e/ou pagamento, o aluno deve solicitar a empresa uma visita ao laboratório para verificar se as instalações são adequadas e se a mesma dispõe de aulas praticas em sondas de perfuração e completação e estágio.

Por: Clodoaldo Santana