O presidente do Peru, Alan García, anunciou esta semana uma descoberta de gás, considerada grandiosa. O campo que pertence à Petrobras está localizado na selva peruana, e a expectativa é que o lote possua até cinco trilhões de metros cúbicos. A Petrobras participa de seis lotes de hidrocarbonetos no Peru, entre eles o lote 58, onde foi feita a descoberta.
Em nota divulgada à imprensa na última sexta-feira, dia 06, a Petrobras informou que finalizou a perfuração do Bloco 58. Segundo a estatal, as amostras obtidas estão em fase de análise para que só depois possa ser calculado uma estimativa de volume de gás natural da região. “A expectativa é de que a análise dos dados seja concluída nas próximas semanas para que então seja avaliada a comercialidade da área”. A Petrobras planeja perfurar um segundo poço no bloco 58 ao longo de 2010 e, deverá alcançar objetivos em profundidades mais profundas do que as de quatro mil metros encontras nesta última área
Segundo especialistas e empresas do setor, o Peru abriga reserva de gás natural de 8,79 trilhões a 14,1 trilhões de metros cúbicos. O governo peruano realiza diversos projetos para atrair investimentos para o setor petrolífero do país, numa tentativa de se tornar um exportador líquido de energia e explorar as grandes reservas que se encontram na selva do país. Segundo especialistas e empresas do setor, o Peru abriga uma reserva de gás natural de 8,79 a 14,1 trilhões de metros cúbicos.
De acordo com o presidente Alan García, caso seja confirmada, a descoberta poderá atender as necessidades de gás do Peru até 2050. "Eu recebi uma informação diretamente da selva de que o Bloco 58 possui uma grande quantidade de gás". O presidente aproveitou o discurso para informar que até sábado, dia 07, a confirmação exata da dimensão da descoberta será oficializada. Segundo García, a área de exploração é considerada relativamente nova.
O presidente afirmou que o Peru possui cerca de 15 trilhões de metros cúbicos de gás em reservas em seus blocos do sul - até três trilhões de metros cúbicos no bloco 56, mais de nove trilhões no bloco 88 e dois trilhões no bloco 57. "Se isso for confirmado, podemos dizer que demos um salto na segurança de energia", disse García.
Subindo a produção
No final do mês passado, o presidente Perupetro, Daniel Saba, informou que iria oferecer 17 blocos de petróleo em 2010 com o objetivo de alcançar uma produção de 400.000 barris de petróleo por dia até 2015, quase o triplo do nível atual. "Há um movimento forte da atividade exploratória e não há espaço para otimismo. Queremos multiplicar o interesse pelo Peru, em nome de empresas petrolíferas", afirmou Saba.
Fonte: Nicomex Notícias