terça-feira, 12 de outubro de 2010

PETROBRAS INAUGURA SUPER PLATAFORMA - P57

A semana no setor petrolífero começou com notícia impactante de que segundo estimativas do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), a gasolina no Brasil deveria custar 12% menos nas bombas do que o valor atual se a Petrobras seguisse os preços praticados hoje no mercado internacional. E o diesel deveria ser entre 10% e 11% mais barato. O CBIE estima ainda que, ao manter os preços de gasolina, diesel e gás de botijão defasados desde outubro de 2008 (quando as cotações do petróleo no mercado internacional começaram a cair) até o mês passado, a Petrobras obteve uma receita adicional de cerca de R$ 25,9 bilhões nesse período. Esse montante é pouco mais da metade dos cerca de R$ 45 bilhões que entrarão no caixa da empresa com sua recente capitalização.

Na terça-feira, dia 05, a Petrobras informou que produziu uma média de 2,59 milhões de barris de óleo equivalente (somado ao gás) por dia em agosto em suas atividades no Brasil e no exterior. O volume representa crescimento de 2,7% com relação ao mesmo mês do ano anterior e 0,7% com relação a julho de 2010. Considerando apenas suas atividades no Brasil, a companhia produziu uma média de 2,35 milhões de barris de óleo equivalente por dia, alta de 2,4% com relação ao mesmo mês de 2009 e de 0,7% com relação a julho. A produção apenas de petróleo no Brasil chegou a 2,02 milhões de barris por dia, alta de 0,9% com relação a julho.

No dia seguinte,            a OGX, empresa de petróleo e gás do grupo do empresário Eike Batista, anunciou a descoberta de hidrocarbonetos na seção albiana do poço OGX20, do bloco BM-C-41, nas águas rasas da parte sul da Bacia de Campos, em que a OGX detém 100% de participação. No dia 20 de setembro, a companhia havia informado presença de hidrocarbonetos em outra na seção deste poço. A perfuração do OGX-20, no prospecto Tupungato, vai prosseguir até a profundidade final estimada de 3.650 metros. O poço situa-se a aproximadamente 85 km da costa do estado do Rio de Janeiro, onde a lâmina d"água é de aproximadamente 130 metros. A sonda Ocean Ambassador iniciou as atividades de perfuração no dia 05 de setembro de 2010.

Na quinta-feira, dia 07, a Petrobras batizou sua primeira plataforma gigante a entrar em operação nos últimos três anos. Com capacidade de 180 mil barris de petróleo por dia, a P-57 deve começar a produzir petróleo no Parque das Baleias, porção norte da Bacia de Campos, no litoral capixaba, no fim de novembro. Desde a P-54, em dezembro de 2007, a estatal só vinha colocando unidades menores em operação. Parte das obras da P-57 foram realizadas no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis. A plataforma começará a operar ainda este ano, interligada a 22 poços, sendo 15 produtores e 7 injetores de água. Será a primeira unidade dessa complexidade a operar na costa do Espírito Santo.

Nova descoberta

No mesmo dia, a Petrobras anunciou que a perfuração do oitavo poço na área de Tupi confirmou o potencial de petróleo leve nos reservatórios do pré-sal, em águas ultra-profundas da Bacia de Santos. O novo poço, denominado 3-BRSA-839A-RJS (3-RJS-675A), e informalmente conhecido como Iracema Norte, está localizado na área do Plano de Avaliação de Tupi, em profundidade de água de 2.247 metros, a cerca de 240 km da costa do estado do Rio de Janeiro e a 6 km a nordeste do poço Iracema - 4-RJS-647 (4-BRSA-711). De acordo com a nota da estatal, “as informações obtidas neste e nos demais poços já perfurados na área reforçam as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal da área de Tupi”. 
        Fonte: NICOMEXNOTICIAS