quinta-feira, 13 de maio de 2010

MAIS UMA PLATAFORMA AFUNDA - Chávez diz que plataforma de gás afundou na costa da Venezuela

          O presidente da Vezenuela, Hugo Chávez, informou pela rede social Twitter, no início da madrugada desta quinta-feira (13), que a plataforma Aban Pearl, que produz gás e petróleo na costa do país (estado de Sucre), afundou por volta da meia-noite. Ele, porém, não informou em quais circunstâncias o acidente ocorreu.
          Ainda segundo Chávez, os 95 trabalhadores do complexo conseguiram se salvar. Ele disse que patrulhas da Marinha estavam indo ao local do acidente.
          O ministro do Petróleo e Energia Rafael Ramirez disse à TV estatal que o acidente não causará danos ao meio ambiente local.

         "Compreendemos que isso é uma situação de alto risco. Trata-se de uma instalação grande e complexa, mas nos acompanham empresas especializadas em operações off-shore, e que nos asseguraram que não existe a possibilidade técnica de um escapamento de gás", explicou Ramírez. Segundo Ramirez, todos os 96 trabalhadores da plataforma se encontram "fora de perigo" e que uma comissão especializada já iniciou investigações sobre o ocorrido.

          Segundo ele, uma falha no sistema foi detectada pouco antes da meia-noite, quando começou a ser sentida uma inclinação importante na plataforma submergível.

          Três horas depois, a plataforma afundou completamente sem deixar vítimas.

          A estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA) incorporou em 2009 a plataforma Aban Pearl ao projeto de exploração e produção de gás e petróleo do Plano Mariscal Sucre.

          Fonte: Globo. com