Em parceria com a Petrobras, a UFS, através do Núcleo Regional de Competência em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Nupeg-SE), realiza o seminário sob a temática "Os desafios do pré-sal e o novo marco regulatório". Ocorrerá na próxima segunda-feira, 23, no campus de São Cristóvão.
A empresa estatal já vem promovendo palestras pelo Brasil a fim de divulgar os benefícios da exploração do pré-sal. É a primeira vez que este tipo de evento vem para Sergipe, e pretende atingir estudantes, professores, profissionais e qualquer outro setor da sociedade que tanha interesse no assunto.
Segundo Rodrigo Leite, coordenador do Nupeg-SE, "o pré-sal deve alavancar cerca de 40 mil empregos, sobretudo os que necessitam de mão-de-obra especializada".
Além do reitor, Josué Modesto, o evento contará com as conferências do gerente geral da Petrobras em Sergipe e Alagoas, Eugênio Dezen, e de Celso Fernando Lucchesi, do Comitê de Negócios da Petrobras. As demais palestras serão proferidas por especialistas da UFS.
A ficha de inscrição e a programação completa já estão disponíveis no site do Nupeg-SE.
Saiba mais
Um marco regulatório é um conjunto de normas, leis e diretrizes que regulam o funcionamento de setores prestadores de serviço. Além de estabelecer as regras, um marco regulatório tem a função de estabelecer diretrizies que contemplem a fiscalização do cumprimento das normas e o estabelecimento de indicadores de qualidade.
O termo 'pré-sal' refere-se a uma camada de rochas marinhas encontradas em grande parte do território brasileiro. Elas situam-se abaixo de uma camada de sal que pode atingir até 2 mil metros de espessura, mas a distância total entre as plataformas e as reservas petrolíferas pode chegar a mais de 7 mil metros.
Para saber mais sobre o pré-sal, veja aqui.
Fonte: http://www.ufs.br/?pg=noticia&id2=116