terça-feira, 13 de novembro de 2012

O que fazer para sua carreira não sair dos trilhos

A qualquer momento de sua vida profissional, você pode ver sua carreira sair dos trilhos, mas, diante do atual panorama econômico mundial, não há margens para complacência. Como as oportunidades de trabalho estão mais difíceis de encontrar a cada dia, este é um momento particularmente difícil para ser demitido ou ficar preso num cargo sem grandes perspectivas de crescimento. No entanto, qualquer um pode reduzir o risco de perder o rumo prestando mais atenção a seu valor e eficácia e concentrando-se em habilidades interpessoais como adaptabilidade e liderança de equipe e nos resultados finais, mostra artigo publicado pelo site do Wall Street Journal.

Com base no estudo do Centro para Liderança Criativa feito com empresas de todo o mundo, confira dez maneiras de evitar os reveses na carreira:

Peça comentários sobre sua atuação - Quando sair de uma reunião, pergunte a um colega como se saiu e o que poderia ter feito diferente. Escute a resposta com atenção. Não defenda ou justifique suas ações e não o interrompa. Sean Fowler, vice-presidente adjunto da companhia de seguros IAT Group, situada em Cold Springs, na Flórida, usa a resposta de seus colegas para colocar os pés na terra.

— Temos que nos acostumar às críticas. Após a comoção inicial, você acaba gostando e agradecendo. É um esforço de longo prazo feito de pequenos passos, não um salto — diz Fowler.

Conheça a si mesmo - Estude sua própria conduta. Leve em conta como se sente em relação a seu trabalho e como reage quando se vê obrigado a abandonar posturas com as quais se sente seguro. Explore os valores que mais lhe importam e use-os como uma âncora em tempo de mudanças, transição e tensão. Amy Gillard, proprietária e operadora da Gillard Enterprises, uma empresa de administração de eventos, observa que eleger trabalhos que não correspondem a seus valores próprios poderá criar conflitos com clientes mais à frente.

— Me conhecer a fundo é a chave de meu negócio. É preciso saber quem você é o que tem a oferecer — assinalou.

Preste atenção à cultura da organização - Para manter-se alinhado com sua organização, conforme o profissional se transforma, ao longo dos anos, é necessário ter uma compreensão clara da cultura prevalecente. Analise como são tomadas as decisões e pense sobre as suposições que guiam a organização à medida que responde a desafios e oportunidades.

Use a empatia - Seus subordinados diretos, seus pares e seu chefe são seres humanos dignos de respeito. Escute sem julgar. Leve em conta os sentimentos e as perspectivas dos outros. Não use o humor de maneira inapropriada e sempre mantenha as conversas privadas em particular. Você acabará tendo relações mais fortes.

Aprenda a escutar - Ouvir não é o mesmo que escutar. Esqueça o e-mail e concentre-se na pessoa que está falando. Não seja passivo. Faça perguntas para mostrar que está prestando atenção e assegurar que está entendendo. Esteja atento e tome notas que o ajudem a lembrar os pontos-chave da conversa. O coronel Trent Edwards, da Força Aérera dos Estados Unidos, comandante do Grupo de Apoio de Missão 28 da base de Ellsworth, aprendeu a escutar os comentários de sua equipe e de sua família de uma outra forma. Advertiu que usava uma mentalidade de “zona de guerra” em contextos não-bélicos. Após missões no Afeganistão e Iraque, Edwards descreveu sua atitude anterior de “muito orientada à ação”. Tudo era imediato.

“Agora, tento escutar com mais paciência, com a mente aberta, para tentar ouvir o que a pessoa está ou não dizendo”.

Colabore - Seja aberto e esteja disposto a revelar a outras pessoas seu processo de tomada de decisões, junto com fatos e sentimentos importantes. Sua influência e eficácia irão aumentar.

Resolva os problemas com os empregados o mais rápido que puder - Se a conduta ou falta de atitude de um subordinado direto ameaçam o êxito de sua equipe, encare o problema de frente. Não deixe que se agrave. Estes problemas quase nunca se resolvem por si mesmos. Documente os problemas específicos, crie um plano de desenvolvimento para um desempenho melhorado e, se for o caso, demita o funcionário. O custo de trabalhar com empregados com desempenho deficiente pode ter um efeito devastador na organização, destruindo a moral e influenciando a produtividade.

Delegue poder - Não deixe seus funcionários eternamente atados às mesmas tarefas e responsabilidades. Deixe-os testar suas habilidades. Designe projetos maiores que estão acostumados a administrar. Conforme demonstrem suas capacidades, aumente a complexidade das tarefas. Ofereça suporte adequado e faça um acompanhamento para ver como estão se saindo. Analise as deficiências e utilize-as como uma oportunidade de aprendizagem. Sobretudo, reconheça os resultados positivos.

Concentre-se na tarefa principal - Embora seja bom ter um plano de desenvolvimento e trabalhe as habilidades que julgue que vai precisar mais tarde, lembre-se de seu principal trabalho, as tarefas para qual foi contratado. As organizações valorizam gerentes que cumprem suas tarefas. Concentre-se naquilo que precisa alcançar a cada dia. Cumpra uma a uma suas metas. Documente os resultados. E dê um ponto final.

Saia da rotina - Aprenda com os seus erros e o dos outros. Pare de falar sobre como as coisas eram feitas no passado. Forneça uma nova solução. Identifique a rotina com a qual está envolvido e saia dela.

Seja conhecido por sua destreza para adaptar-se a mudanças, construa relações fortes, lidere equipes eficazes e obtenha resultados. Seus colegas de trabalho irão apreciar, e você irá colher as recompensas profissionais.

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