quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Uma análise da Notícia por Victor Alves da TECNOPEG

Como vocês podem ver, mais um grande empreendimento está confirmado. E é certo como vocês podem ver!
Quem vai ganhar com isso tudo? Que Regiões serão mais aquecidas?

A meu ver, obviamente os profissionais da região, se você é de Pernambuco e adjacências corram para se capacitar. Porém, como empreendimento de um porte deste tamanho, serão mobilizados profissionais do Brasil Inteiro e toda indústria será aquecida, principalmente de Metal-Mecânica, Construção e Montagem , Equipamentos.

Qual será a Mão-de-obra absorvida?

A grande massa que será absorvida nessa primeira fase será na área de Planejamento, Construção, Montagem, Equipamentos. Por se tratar de um projeto pesado, onde é muito valorizado profissionais de conhecimento técnico, os cursos mais demandados serão na área de Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Instrumentação e Automação, Civil, Química e Segurança do Trabalho, já na área de planejamento é imprescindível bom conhecimento em Gerenciamento de Projetos, caso tenha uma formação técnica relacionada ao Projeto que estiver envolvido, será um diferencial. (Um Tecnólogo e um Engenheiro de Produção também se encaixariam nesta função).

Como conseguir uma vaga no meio dessas 12.000 ?

Faça um levantamento das empresas ligadas a esses setores que mencionei. Pois com certeza elas estarão contratando para atender a essa grande demanda. E principalmente, foquem nessas empresas que ganharam os Contratos! Procure conhecer pessoas que trabalham nessas empresas e façam bons relacionamentos, caso eles não te contratem, pelo menos vão poder indicar quem está. Só para lembrar, os Consórcios que ganharam os contratos foram: Consórcio Camargo Corrêa-CNEC, Consórcio CONEST-UHDT, formado pela Odebrecht e OAS (Ganharam 2 contratos), Consórcio Conduto-Egesa, Consórcio Construcap-Progen.

Se eu não me engano, uma empresa que também estará neste projeto é a Chemtech Siemens.