terça-feira, 8 de dezembro de 2009
OPEP DEFENDE INTERESSES DE PRODUTORES DE PETRÓLEO PARA COPENHAGUE
O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdala Salem El-Badri, considera "essencial" que Copenhague leve em conta os interesses dos países exportadores de petróleo, dispostos a contribuir para minimizar a mudança climática se receberem ajuda financeira das nações desenvolvidas.
Em declarações à Agência Efe, Badri, que representará como observador a Opep na cúpula da ONU sobre a mudança climática (COP-15), afirmou nesta segunda-feira (7) que os hidrocarbonetos serão ainda muito necessários nos próximos anos.
"Os países da Opep desempenham um papel essencial em satisfazer as necessidades energéticas do mundo, e não estamos sós em nossa certeza de que os combustíveis fósseis seguirão sendo a principal fonte de energia no futuro previsível", ressaltou o diretor líbio.
"Enquanto as vendas de petróleo permanecem como a principal fonte de receita para muitos dos países-membros da Opep, é essencial que também se levem em consideração nossos amplos interesses no longo prazo", acrescentou.
Fonte: Folha Online