domingo, 22 de novembro de 2009

REPSOL VAI INVESTIR U$ 400 MILHÕES NO BRASIL



O presidente da Repsol, Antonio Brufau, anunciou na última semana, após encontro com o presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli, que a petrolífera espanhola investirá cerca de U$ 400 milhões no Brasil no próximo ano. O volume representa 40% do que a companhia vai destinar para exploração nos 30 países em que atua. Segundo Brufau, até 2020, a Repsol prevê investimentos de US$ 12 bilhões em atividades de exploração de petróleo, incluindo a área do pré-sal.


De acordo com Antonio, as expectativas são fantásticas para a produção no Brasil. “Nos próximos três ou quatro anos, a Repsol atuará no Brasil apenas como exploratória. Quando chegar o momento de desenvolver os campos, vamos precisar de bilhões de dólares”, afirmou Brufau a jornalistas após encontro com Gabrielli.

Questionado sobre as propostas do novo marco regulatório de exploração e produção de petróleo e gás abaixo da camada de sal, Brufau disse estar tranquilo, pois o Brasil é um país sério e manterá os contratos já firmados. “A Petrobras ser operadora dos novos campos é uma garantia para a Repsol”, afirmou.

A Repsol está confiante que a Petrobras vai manter o cronograma de exploração e desenvolvimento dos campos em que são parceiras no pré-sal, apesar da eventualidade da estatal brasileira se tornar operadora única da nova fronteira, o que aumentaria seus trabalhos na região. Em relatório sobre o seu plano estratégico 2008-2012, a Repsol prevê o início da produção dos campos de Guará e Carioca para 2010, por meio de Testes de Longa Duração (TLDs). Os dois estão localizados no bloco BM-S-9, no pré-sal da bacia de Santos.

Repsol no Brasil

"Estamos muito bem posicionados no Brasil, em áreas excelentes. Não acreditamos que sejam ofertadas em futuros leilões áreas tão boas e com potencial tão elevado", afirmou Brufau. No total, a Repsol possui 21 blocos no Brasil, sendo oito na Bacia de Santos, com destaque para a participação de 25% no BM-S-9, operado pela Petrobras, onde estão as descobertas de Carioca, Guará, Iguaçu e Abará Oeste, cujas reservas ainda não foram divulgadas.

A Repsol é uma empresa internacional integrada de petróleo e gás, com atividades em mais de 30 países e líder na Espanha e Argentina. É uma das dez maiores petroleiras privadas do mundo e a maior companhia privada energética na América Latina em termos de ativos.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/exibe_conteudo.asp?cod_conteudo=7929&codigo_menu=1