sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Gerente-geral da Petrobras nos Estados de Sergipe e Alagoas encheu de otimismo os acadêmicos de Engenharia Ambiental, Tecnologia em Petróleo e Gás e Tecnologia em Segurança no Trabalho

Por Álvaro Müller

          A palestra ministrada na noite desta quarta-feira, 11, no terraço da Biblioteca Jacito Uchôa, pelo gerente-geral da Petrobras nos Estados de Sergipe e Alagoas, Eugênio Dezen, não só marcou a abertura do 2º Simpósio de Energia, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho – Semast –, como reforçou a parceria entre a terceira maior empresa petrolífera do mundo, a Universidade Tiradentes e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP.

          A Unit é uma das poucas instituições particulares de ensino superior no Nordeste a manter projetos em parceria com a Petrobras. “Nos dez anos em que o ITP passou a integrar esta parceria já tivemos 18 projetos de pesquisas desenvolvidos, três deles ainda em andamento e 15 encerrados, ou seja, com resultados e produtos apresentados. Três patentes já foram geradas para a Petrobras. Temos um volume de recursos captados neste período de R$ 10,3 milhões em projetos, além de nove colaboradores da Petrobras nos cursos de mestrado e nos tantos outros tecnológicos e de graduação da Universidade Tiradentes”, ressalta o diretor administrativo-financeiro do ITP, Cleverton Santa Rita.

          Hoje, a Petrobras investe na construção do Núcleo de Estudos de Sistemas Coloidais do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, um investimento de R$ 1,5 milhões em edificações e equipamentos. “Mais alguns milhões devem ser injetados no desenvolvimento dessas pesquisas que envolvem alunos da Unit”, diz Cleverton.

VALOR ACADÊMICO

           A palestra de Eugênio Dezen sobre pré-sal e marco regulatório também tem um valor acadêmico inestimável para os alunos de Engenharia Ambiental, Tecnologia em Petróleo e Gás e Tecnologia em Segurança no Trabalho que participam do 2º Semast. “Estou encantado com a iniciativa dos coordenadores do evento em trazer o doutor Dezen, um dos nomes de expressão deste país. Ações como esta incitam o crescimento dos nossos estudantes, que já se qualificam para este crescimento que a Petrobras está promovendo. Eles serão a mão-de obra especializada que o Brasil não mais vai precisar importar”, elogia o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Universidade Tiradentes.

            Já o professor Temisson José dos Santos, pró-reitor adjunto de pós-graduação e pesquisa da Unit, destacou o trabalho da Petrobras. “Em 1966, por exemplo, foi criado o Cenpes, Centro de Pesquisa responsável, juntamente com outros importantes parceiros, pelo desenvolvimento de tecnologias e aprofundamento de pesquisas científicas que fazem com que a Petrobras se destaque em nível internacional. Isso demonstra com muita clareza a visão estratégica desta empresa que é o orgulho do Brasil. Precisamos estar atentos às necessidades que o Brasil terá daqui há 10, 30, 50 anos. Nós, da academia, temos que nos preparar, repensar, corrigir, amplificar, porque temos aí um Brasil diferente, no qual a nossa contribuição deve ser ainda mais efetiva. Eis uma obrigação da universidade que um evento como este já começa a trabalhar”.

             Para a professora Rossana Maria Lucas Fernandes, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, a presença de Eugênio Dezen respalda ainda mais o simpósio organizado com a participação de cerca de 50 acadêmicos da Unit. “Termos o Dezen aqui significa confiança no que estamos fazendo e que nós estamos acertando”, sintetizou.

Fonte: http://www.unit.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.