segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A Petrobras procura petróleo nas profundezas do pré-sal da Bahia

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, participou de palestra sobre o pré-sal na sede do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), onde confirmou, na última sexta-feira, dia 25 de setembro, que a empresa está fazendo pesquisas no litoral da Bahia para investigar se há petróleo na camada pré-sal.


“O que estamos fazendo é pesquisar horizontes mais profundos nessa região, mas não temos nenhuma resposta ainda. Mas isso não quer dizer que não haja petróleo abaixo da camada de sal na Bahia”, disse o presidente da estatal.

No início da semana, o governador Jaques Wagner já havia anunciado que a Petrobras está fazendo pesquisa na costa baiana, na região da desembocadura do rio Jequitinhonha, em busca reservas no pré-sal. A Bacia do Jequitinhonha é um local ainda inexplorado e a previsão é de que seja uma nova área produtora para a Petrobras. Atualmente, a Bahia responde por apenas 3,62% da produção de óleo e gás nacional pela estatal.

Gabrielli afirmou que o maior desafio para a produção petrolífera na camada pré-sal será logístico, por causa das complexas operações para transportar equipamentos, pessoal e também para escoar o óleo e o gás natural que serão produzidos nas plataformas, a serem instaladas a 300 quilômetros da costa.

O presidente da Petrobras disse que já está estudando a hipótese de construir unidades flutuantes de liquefação do gás para resolver a questão do transporte do gás. Dessa forma, uma vez convertido para estado líquido, o gás poderia ser transportado por navios, tanto para terminais, no Brasil, quanto para exportaç

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/exibe_conteudo.asp?cod_conteudo=7426&codigo_menu=67

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.