quinta-feira, 8 de outubro de 2009
PETROBRAS NÃO CONSEGUE PERFURAR POÇO DE PRÉ-SAL NA BAHIA
A Petrobras informou nesta quarta-feira que problemas mecânicos frustraram a primeira perfuração na camada pré-sal da bacia do Jequitinhonha, no sul da Bahia. Segundo o diretor de exploração e produção da estatal, Guilherme Estrella, foi explorado um poço na região, que não teve os 'resultados esperados' na parte acima da camada de sal. 'Íamos aprofundar a exploração, buscando o pré-sal, mas houve também problemas mecânicos que atrapalharam nossos planos', afirmou, em entrevista coletiva na sede da companhia.
A operação malsucedida não interrompeu, segundo Estrella, os planos da Petrobras para a região. A intenção da petrolífera é partir para um segundo poço, que apresenta perspectivas na camada pré-sal. O diretor ressaltou que o tema ainda está em discussão. Estrella ponderou que a perfuração no pré-sal da Bahia não é uma 'coisa simples'. Segundo ele, há uma espessa camada de sal na região, e, além disso, o deslocamento de uma unidade de perfuração para a região depende da 'apertada' programação de sondas da estatal. 'Mas as perspectivas para o pós-sal são excelentes', frisou.
O governador da Bahia, Jacques Wagner, chegou a afirmar que a Petrobras havia encontrado indícios de petróleo. O presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, confirmara apenas a existência de estudos para perfurar o pré-sal no Jequitinhonha. Sobre a exploração na chamada Margem Equatorial, - entre o Amapá e o Ceará - o executivo informou que não foram encontrados indícios de petróleo em dois poços na bacia de Barreirinhas, no Maranhão.
Fonte: Folha Online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.