domingo, 25 de outubro de 2009
OPEP AMEAÇA ELEVAR PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO MÊS DE DEZEMBRO
O secretário-geral da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), Abdallah el Badri, disse nesta quinta-feira em Londres que a entidade tomará a decisão de aumentar a produção em dezembro se houver uma resposta positiva às condições citadas por ele.
"Se os preços continuarem altos, se virmos que a reservas voltaram ao nível normal, se virmos um verdadeiro crescimento da economia mundial, tenho certeza que nossos países membros decidirão aumentar a produção na próxima reunião do cartel prevista para 22 de dezembro em Angola", advertiu, acrescentando que "não hesitariam" em tomar esta decisão.
El Badri afirmou também que o cartel está preocupado com as zonas obscuras da economia mundial, como o desemprego elevado na Europa e nos EUA e a dimensão dos déficits públicos. A Opep reexaminará suas cotas de produção no dia 22 de dezembro em Luanda, a capital de Angola. Desde 1 de janeiro, estão fixadas em 24,84 mbd (milhões de barris diários).
No final de 2008, a Opep se comprometeu a retirar do mercado 4,2 mbd para enfrentar a queda da demanda e o naufrágio dos preços, com o petróleo negociado, em média, a 32,40 dólares. "Reagimos a tempo" e "estabilizamos os preços" que, sem uma ação, poderiam ter caído "para cerca de US$ 20", expressou El Badri.
Fonte: Folha Online
http://www.nicomexnoticias.com.br/exibe_conteudo.asp?cod_conteudo=7656&codigo_menu=70
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.