quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PRODUÇÃO INDUSTRIAL RETOMA EXPANSÃO EM JULHO, MOSTRA CNI

     Depois de um segundo trimestre de queda no ritmo de expansão, a atividade industrial retomou o fôlego e voltou a crescer no início do terceiro trimestre. Em julho último, o faturamento teve elevação de 3,6%, as horas trabalhadas na produção aumentaram 1,6% e o emprego na indústria, 0,5%, na comparação com junho. Os dados, sem influências sazonais, foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quinta-feira.
      O crescimento do emprego impulsionou os salários da indústria, que registraram 3,6% de aumento em julho ante junho. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a massa salarial se expandiu 8% em julho. A estabilidade dos preços gerou ganhos no rendimento médio real do trabalhador industrial, que cresceu 3,1% em julho na comparação com junho.
      De acordo com a pesquisa, o faturamento foi a variável com maior elevação frente ao período pré-crise: 4,2% em julho sobre setembro de 2008. O indicador de emprego, que cresce de forma continuada há três meses, ficou 0,8% acima do nível pré-crise. Já as horas trabalhadas, mesmo com o crescimento de junho para julho, ainda está 2,2% inferior a setembro de 2008.
      Fonte: Globo Online