O setor naval passou a última semana com notícias positivas para o mercado nacional. Logo na segunda-feira, dia 10, o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, anunciou a elaboração de um programa específico para a construção de estaleiros de reparo no país. Nos próximos meses, o executivo pretende lançar oficialmente a iniciativa, que deverá resultar na contratação de duas novas unidades, nas regiões Sul e Nordeste do país. No Sul, o empreendimento será destinado ao atendimento de petroleiros, enquanto que no Nordeste será voltado para barcos de apoio. Estes são os primeiros resultados do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef).
No dia seguinte, o executivo, junto com o governador do Rio, Sérgio Cabral, informou, durante um seminário realizado na cidade, que a Petrobras e o governo do estado chegaram a um acordo para que a estatal assuma a área do antigo estaleiro Ishibrás, no Caju, Zona Portuária do Rio. A retomada das operações do estaleiro, para construção e reparos de embarcações, deverá gerar cerca de cinco mil empregos diretos.
Ainda no mesmo seminário, o contra-almirante Francisco Deiana informou que a Marinha do Brasil pretende licitar entre o final deste ano e o próximo a construção de 18 navios-escolta por € 500 milhões cada, uma competição de € 9 bilhões e cuja exigência de conteúdo nacional será menor do que a habitual. "São navios muito complexos, é difícil atingir o índice de nacionalização de outras embarcações por causa das armas", explicou Francisco Deiana.
Na quarta-feira, dia 12, a Hyundai Heavy Industries concluiu a aquisição de 10% do capital da OSX Construção Naval. A empresa coreana contará com uma vaga no Conselho de Administração da empresa, subsidiária da OSX Brasil, que por sua vez é controlada pelo Grupo EBX, do empresário Eike Batista. Atualmente, a OSX Brasil trabalha para a instalação e operação de uma unidade de construção naval na Cidade de Biguaçu, Estado de Santa Catarina.
O projeto está na fase de licenciamento ambiental e o objetivo da companhia é atender ao boom esperado na demanda por equipamentos navais destinados ao setor de óleo e gás. Em nota, a OSX informou que a Hyundai fornecerá transferência de tecnologia, treinamento técnico e capacitação para força de trabalho, além de assistência técnica e outros tipos de apoio essenciais para a construção, desenvolvimento e operação da unidade em Biguaçu.
Usiminas vence licitação
Já no final da semana, destaque para a notícia de que a Usiminas ofereceu o melhor preço e venceu a licitação para a compra de 7,7 mil toneladas de chapas de aço destinadas à construção de navios que integram o Promef. O aço será utilizado pelo Estaleiro Mauá, que está construindo quatro navios de produtos derivados de petróleo para o programa. O primeiro deles será lançado ao mar e batizado em cerimônia prevista para o mês de junho. Este será o segundo lançamento do Promef este ano, marcando o renascimento da indústria naval brasileira por meio das encomendas da Transpetro. Participaram da licitação nove usinas siderúrgicas de cinco países.
Fonte: NICOMEXNOTICIAS