A Administração Estadual de Meio Ambiente do Estado de Sergipe (Adema) entregou a Licença Prévia do Projeto Carnalita. A licença foi concedida após a análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) elaborados pela Vale.
Ao entrar em operação, Carnalita será a maior planta de extração de potássio do Brasil. Atualmente, também fazemos pesquisa geológica na região a fim de avaliar a reserva mineral disponível para a produção de potássio.
Conheça o Projeto Carnalita
Com início de operação previsto para 2014, o projeto faz parte dos esforços da Vale para aumentar a produção de insumos do mercado agrícola brasileiro. Dessa forma, será possível reduzir a dependência da importação de fertilizantes. Após a aprovação dos estudos de viabilidade econômica, será instalada uma unidade industrial com produção inicial estimada em torno de 1,2 milhão de toneladas anuais de cloreto de potássio.
Em janeiro deste ano, a Vale iniciou o processo de aquisição dos ativos de fertilizantes da Bunge e das ações da Fosfertil no Brasil. Além de operar a mina de Taquari-Vassouras, também em Sergipe, nossa empresa desenvolve vários projetos de fosfato e potássio em diferentes países. Destacam-se os projetos: Bayóvar, no Peru, Rio Colorado, na Argentina e Regina, no Canadá.
Fonte: VALE