Estamos em pleno o século XXI e ainda nos deparamos com o tal do preconceito, seja racial, de classe social e até no campo profissional, isso mesmo ainda vemos nos dias de hoje tais termos como “profissão de homem” e “profissão de mulher”, que são fatores que contribuem para o preconceito na sociedade moderna.
É muito importante ter conhecimento sobre esses fatos na hora da escolha da carreira, pois o preconceito não se encontra somente dentro da faculdade, nas salas de aula e os professores, mas ainda no próprio mercado de trabalho. Por exemplo, a estatal brasileira de petróleo PETROBRAS está criando barreiras para a entrada no mercado dos Tecnólogos de Petróleo e Gás. Entretanto, esse não é um fator que deve levar uma pessoa a desistir de uma carreira definitivamente, mas sim pensar se está pronta para enfrentar tal desafio. Deve-se lembrar que não são somente os homens que sofrem com esse tipo de discriminação, pois as mulheres também sofrem e de tabela os familiares que vê um sonho crescer e não se realizar.
É com esse tipo de pensamento atrasado da estatal, que sobreviveu aos tempos com muita glória,que trata infelizmente a população brasileira.
Devemos cobrar dos órgãos federais, estaduais e municipais uma posição, pois existe mais de 1200 empresas no nosso pais que vivem em torno da Petrobrás e a mesma está criando barreiras até mesmo para os aludidos Tecnólogos serem contratados a exemplo da Halliburton e Schlumberger. Em entrevista ao portal Globo o Ministro do Trabalho informou que os Tecnólogos são sim Profissionais e devem o quanto antes serem absorvidos pelo mercado mas, na pratica isso não existe.
Na verdade o que se pode achar é que a Estatal não que abrir suas portas para os profissionais Brasileiros, graduados e qualificados com medo de desqualificar sua mão de obra antiga e limitada por causa de uma PL (participação nos lucros)
É por esta e outras razões que o estudante deve pensar e pesquisar muito antes de escolher um curso para prestar o vestibular, pois os desafios são grandes e o candidato deve ter consciência de que está pronto para enfrentar tais desafios e obstáculos para realização de um sonho que é o de conseguir um diploma universitário e uma profissão que lhe traga satisfação pessoal e profissional.
Segundo a Lei 7716 discriminação é crime.
Com a palavra o Presidente da Republica do Brasil
Por Clodoaldo Santana