terça-feira, 5 de janeiro de 2010

OGX ANUNCIA DESCOBERTA DE PETRÓLEO NA ÚLTIMA SEMANA DO ANO

A OGX, empresa de petróleo e gás do grupo EBX, do empresário Eike Batista, informou nesta semana, que descobriu novas mostras de petróleo em um poço em águas pouco profundas na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Uma coluna de 180 metros de hidrocarbonetos foi localizada em fase final de perfuração situado no bloco BM-C-41. Esta é a segunda descoberta no reservatório e o terceiro no bloco em menos de um mês, cuja profundidade calcula-se em quatro mil metros e está situado a 83 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro.


A nova descoberta anunciada pela OGX veio confirmar a existência de uma nova província de grande potencial na região, trazendo otimismo ao mercado. A descoberta é a sétima divulgada pela companhia de Eike Batista num único campo, o BM-C-41, cuja concessão foi adquirida em 2007. Nos próximos dias, a companhia vai iniciar uma prova de formação, para verificar as características das jazidas.

A OGX prevê nos próximos dias iniciar um teste de formação para verificar as características dos reservatórios, com o intuito de estabelecer importantes parâmetros para futuros projetos de produção na região, explica o diretor-geral da OGX, Paulo Mendonça. A sonda Sea Explorer iniciou as atividades de perfuração no poço OGX-3 no dia 16 de novembro de 2009 e continuará no local até o fim do teste de formação.

Com apenas três poços perfurados na Bacia de Campos - sendo um deles incompleto, onde ocorreu a descoberta anunciada na segunda-feira, dia 28, já foram localizados entre 1,5 bilhão e 3,5 bilhões de barris. Com o projeto de começar a produzir petróleo a partir de 2011, a companhia tem 29 concessões para explorar no país, sendo 22 delas no mar.

2009 OGX começa a perfurar

A OGX é a maior companhia privada brasileira do setor de petróleo e gás natural em termos de área marítima de exploração, com concessões cobrindo aproximadamente 7.000 km², além de cerca de 21.500 km² em área terrestre, fruto da aquisição de 70% de participação em 7 blocos terrestres na Bacia de Parnaíba. A Companhia iniciou em agosto de 2009 suas atividades exploratórias nas Bacias de Santos e Campos, tendo identificado indícios de óleo e gás nos Blocos BM-S-29, BM-C-43 e BM-C-41. Até 2013 estão previstas perfurações de 79 poços nas cinco bacias (Campos, Santos, Espírito-Santo, Pará-Maranhão e Parnaíba). O início da fase de produção é estimado para o final de 2011.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.b